How to clean your makeup brushes!

Para fazer com que a maquilhagem dure mais é preciso ter alguns cuidados, não só com o produto em si, mas também com os pincéis que o acompanham. Os pincéis, quando expostos ao ar, desenvolvem inúmeras bactérias que podem prejudicar a nossa pele, por isso estes devem ser bem higienizados para evitar estes problemas. O ideal é lavá-los uma vez por semana e nunca deixá-los por limpar durante mais de 15 dias.

O tipo de pincel:

Pelo natural (sombra, blush e pó): os pelos naturais são como cabelos e precisam ser tratados com a mesma delicadeza para não secarem ou perder fios, portanto, usem sempre sabonete antibacteriano e condicionador para os limpar.

-Pelo sintético (base, batom e corretor): os pelos sintéticos suportam produtos mais agressivos, como desmaquilhantes e líquidos específicos para limpeza.

 Como lavar:

Separar os pincéis por tipo, comecem pelos sintéticos, que são mais fáceis de limpar. Molhem o pincel (com cuidado para não molhar o cabo), com um pouco de sabonete líquido antibacteriano, esfreguem nas mãos em movimentos circulares. Se não fizerem muita força, vão fazer o pincel durar mais.

DSC00318

Para os naturais, usem o mesmo processo, mas depois, coloquem um pouco de condicionador na mão e façam o creme ser absorvido pelos pincéis. Dar batidas leves com o pincel nas partes secas da mão vai tirar o excesso e fazer o condicionador render mais. Em seguida, enxaguem com água corrente e dêem forma ao pincel com os dedos.

DSC00317

Outro que pode ser mais difícil de limpar é o pincel de batom. Para deixá-lo limpo, deixem-no de molho por alguns minutos num recipiente com desmaquilhante (isso vai tirar a oleosidade excessiva) antes da lavagem normal.

Outras dicas de lavagem:

– Evitem molhar o cabo de madeira do pincel porque a madeira vai se estragando e pode até partir.
– Evitem molhar a junção entre metal e madeira do cabo porque essa parte do pincel tem cola e ela pode ser dissolvida pela água.

 Para secar:

– Secador: se estiverem com pressa, usem o secador com o ar morno, secando sempre no sentido do pelo e distante para eles continuarem intactos.
– Natural: deixe-os em um copo com a ponta virada para cima para que eles sequem bem ou em cima de uma toalha seca.

DSC00321 (2)

Para conservar:

Os pincéis de maquilhagem não devem ser guardados na casa de banho porque a humidade pode estragá-los. Por isso, guardem os pincéis no quarto ou noutro local onde possam mantê-los arejados. Uma última dica bastante importante é não partilharem os vossos e esponjas com outras pessoas para evitar contaminações.

Espero que este post vos ajude quando chegar a altura de tratarem dos vossos pincéis, qualquer dúvida é só dizerem nos comentários que eu vou ter todo o gosto em esclarecer. 🙂

Sem Título

11 thoughts on “How to clean your makeup brushes!

Deixe um comentário